segunda-feira, maio 02, 2011

Fim de verão


Definitivamente, tenho sonhado demais. São sonhos concretos, sonhos abstratos, sonhos concisos, sonhos obtusos, mas são sempre sonhos e a cada dia um novo... Cheguei ao ponto de vivê-los com a intensidade que merece qualquer outra vida... São sempre vidas e a cada dia uma nova... Quem sou eu no meio de tantos sonhos? Serei a parte real deles ou a mais imaginária?
Neste mundo moderno, tudo é tão acelerado para mim. O verão passou correndo por meus olhos: enquanto eu cochilei e li um livro, ou dez, acabaram as férias, e eu voltei ao ritmo caótico da cidade. Não serei hipócrita, quis mesmo que acabasse o marasmo da folga, da ausência de horário e o deus-dará de quem não tem compromisso algum, mas nem tão rápido assim! Aproveitei tão pouco o vento do litoral, o nascer do sol, irritantemente, calmo e belo, a areia suja no final da tarde, mas ainda assim areia, natureza, e só nisso, sempre, tem certa beleza indecifrável!
Mas acabou e o que acaba não tem volta, ou tem? Essas idéias muito cabalísticas agradam-me e muito, mas serão corretas para todos ou, simplesmente, valorações minhas?
Passou o verão, passaram amigos novos que rodopiaram minha vida e antigos que a refloresceram, passou o calor maçante e desumano, bom, na verdade o calor não passou e é ainda pior na cidade. Tudo que envolve o lado negativo do verão, na cidade, fica muito pior: o sol fica tão humano que causa mais mal, fere, deixa fraco e impede qualquer movimento pouco mais vivo do que o de abanar-se e de arrastar-se pelas ruas; ruas que cheiram mal, o calor tem disso, faz os maus cheiros mais fortes; as pessoas ficam asquerosas, caras abatidas e lustrosas, pintadas com olheiras profundas e gotículas no nariz, e no buço, e no pescoço. Porque eu reclamava mesmo do fim do verão?
O fato é que ele passou e fim.

Um comentário:

Renata B. Ortiz disse...

Acho que há mesmo belas vidas nos sonhos. Às vezes, quando esta que parece ser a de verdade (como saber?) estiver meio torta, é bom poder fechar os olhos e fugir pr'uma daquelas opções oníricas de vida. =)
Beijinhos de quem gostou de passar por aqui!

p.s.: De repente senti um prazer enorme em perceber que é outono em Porto Alegre. ;)